As principais demandas do setor primário de Humaitá foram repassadas ao secretário da Sepror, José Aparecido, na tarde desta quarta-feira, 28, na sede do sistema em Manaus.

O secretário de produção de Humaitá, Marcos Chíxaro, acompanhado do Deputado Estadual Dermilson Chagas (PEN) e do secretário municipal de cultura e turismo, Ronald Nogueira, conversaram sobre os principais gargalos do setor no município, como a recuperação de 85 km de vicinais – o que vai ser viabilizado em parceria com a Seinfra – a inclusão de Humaitá no Pró-calcário e no Pró-mecanização, além da realização da Expo I 2018. “Nós saímos daqui muita satisfeitos. Já tem uma licitação para a aquisição de máquinas e que vamos ser contemplados também, além de uma tonelada de calcário que vamos receber via Idam”, comemorou o secretário.

Foto: Djalma Jr

Barreirinha

O prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, também esteve na sede da Sepror na quarta-feira, 28, para tratar das demandas do município. Uma delas, a transferência da gestão do Parque Municipal de Exposições, que vai passar do Governo do Estado para a prefeitura de Barreirinha. “O secretário já iniciou o processo para passar o parque para o município, e dessa forma vamos revitalizá-lo e fazer a manutenção. Se Deus quiser, vamos realizar a ExpoBae este ano”, afirmou o prefeito.

Durante a reunião, o secretário José Aparecido confirmou a parceria da Sepror para o desenvolvimento da piscicultura local. “No Amazonas não temos a pretensão de sermos o celeiro de grãos, mas temos produtos que outros Estados não tem e é nisso que temos que investir. Um exemplo, é a piscicultura”, afirmou o secretário.

De acordo com o prefeito, investir na piscicultura – assim como na avicultura – já faz parte do planejamento do município, que inclusive tem um Termo de Cooperação Técnica com a Seinfra para recuperação viária e escavação de tanques de piscicultura. “Temos um aporte de R$ 7 milhões pra isso, mas vamos precisar de mais técnicos para nos auxiliar na escavação dos tanques e na assistência técnica. Estamos muito otimistas com esse apoio”, finalizou ele.