Sepror dará suporte ao escoamento da produção de Careiro da Várzea

Ação foi pauta de reunião na sede da secretaria com a presença de lideranças do município

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), dará suporte ao escoamento da produção rural dos agricultores do município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus). O apoio  logístico será  destinado aos produtores do distrito de Autaz Mirim, prejudicados com a queda de duas pontes na BR-319, em setembro e outubro.

 

A solicitação foi feita por lideranças do Careiro da Várzea, representada pelo vereador Eduardo Barbosa, que foi recebida pelo titular da Sepror, Petrucio Magalhães, nesta sexta-feira (18/11).

 

Na ocasião, o secretário destacou que vai colocar  à disposição um caminhão-baú com capacidade para 8 toneladas para atender aos agricultores, uma vez por semana, que fará o transporte de insumos (ração, adubo, entre outros); e da produção (abacaxi, hortaliças, mamão, tucumã), beneficiando mais de 100 agricultores familiares da região.

“O Governo do Amazonas tem apoiado os produtores rurais atingidos pela queda das duas pontes na Br-319, desde o início, comprando a produção, colocando balsa e caminhões para garantir o escoamento da produção e vai continuar esse trabalho que é importante para as populações dos três municípios diretamente atingidos, Careiro da Várzea, Manaquiri e Careiro Castanho”, lembrou o secretário da Sepror.

Os agricultores presentes representavam a Associação de Produtores Orgânicos Renascer e Associação de Produtores Orgânicos Maná. Eduardo Barbosa, vereador de Careiro da Várzea, destacou a importância do apoio que vem sendo prestado pelo Governo do Amazonas.

“Essa ajuda representa muito, principalmente para os produtores do distrito de Autaz Mirim, pois com o problema das pontes que desabaram, a logística ficou muito mais cara. Neste sentido, a secretaria disponibilizando esse caminhão, uma vez por semana, será uma grande ajuda do Governo do Estado para todos nós”, disse Eduardo.

Durante a reunião, a comitiva também solicitou a recuperação de alguns ramais da região, como ramal Sessaima, Pauini, Bom Futuro, Santa Cruz, entre outros. Solicitação que será avaliada pela equipe técnica da Secretaria, e se possível será atendida no próximo ano, conforme calendário do Programa SOS Vicinais.

Fotos: Emerson Martins/ Sepror

Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz  e Deyserreen Costa.