“A ideia principal é mobilizar familiares e vizinhos também em suas residências em prol do reaproveitamento da coleta”

Por questões de sustentabilidade e visando incentivar seu funcionários, bem como dos servidores que utilizarão este benefício, o Sistema Sepror (ADS, Adaf, Idam, Sepa e Seapaf) mobiliza a ação de coleta seletiva do descarte do óleo de cozinha e de carro, no prédio da Sepror localizado na avenida Carlos Drummond de Andrade, n°1.460, bairro Japiim.

A ação conta com a parceria da Empresa voltada à preservação ambiental, H2O da Amazônia, que recolhe a coleta mensalmente, destinando o mesmo para os órgãos competentes que fazem a separação do descarte do óleo, além de disponibilizar uma gratificação como materiais de limpeza e higiene, incentivando os funcionários a doar o óleo usufruído.

Segundo o servidor público da Sepror, Jarbas Breves, o projeto partiu de um estudo feito pelo servidor, visando de um princípio em uma nova roupagem para a coleta “A coleta não é apenas lixo, temos que coletar outros produtos que ao invés de serem descartados, utilizarmos para o reaproveito como a coleta do óleo que serve para ração, sabão, combustível entre outros” relata.

O Jarbas também afirma que dentre demandas internas e externas, a Sepror possui em média de 800 funcionários diretos e indiretos, “Um litro de óleo faz uma degradação de aproximadamente 20 mil litros de água, então meu objetivo é mobilizar todos os funcionários do Sistema, para que tenham essa conscientização de jogar o lixo no local certo, você não está apenas doando para Sepror, mas doando como diziam antigamente para mãe natureza e o eco sistema agradece”, conclui.

Ação para 2019

Jarbas comenta que a coleta seletiva do óleo recolhido é apenas o ponto de partida para a conscientização dos servidores do Sistema. “A previsão para 2019 é que também sejam realizados palestras e produção de folders para que a informação circule de forma rápida, também faremos a coleta de materiais plásticos, vidros, metálicos, papel e material radioativo (pilhas, baterias e etc)”, finaliza.