Governo do Amazonas reforça compromisso com seringueiros para desenvolver a cadeia produtiva da borracha

Por meio do Programa Agro Amazonas, a finalidade é fomentar as cadeias produtivas, buscando diversificar a matriz econômica do estado

 

O Governo do Amazonas, representado pelo secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, reforçou, nesta quinta-feira (09/03), durante o encerramento do 1º Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, o compromisso de fortalecer e desenvolver a cadeia produtiva da borracha de forma sustentável. A Assembléia Legislativa foi representada pelo deputado Adjuto Afonso.

O Encontro, que iniciou na terça-feira (07/03), com duração de três dias corridos, ocorreu na Inspetoria Missionaria Laura Vicuña, situada na Av. André Araújo, em Manaus.

Petrucio afirma que a atividade do extrativismo da borracha é uma cadeia prioritária dentro das políticas públicas do Governo do Estado, que está inserida no Programa Agro Amazonas e no Plano Safra 23/24.

“A realização desse importante evento comprova a evolução das organizações sociais, principalmente dos seringueiros, que são formados por extrativistas, povos tradicionais e guardiões da nossa floresta. O nosso governador Wilson Lima tem demonstrado compromisso com quem conserva nossa sociobiodiversidade”, ressalta o secretário.

Durante a reunião, estiveram presentes mais de 100 lideranças e representantes das associações de seringueiros dos seguintes municípios: Canutama, Eirunepé, Manicoré, Pauini, Itacoatiara e Boca do Acre, e representando a Assembleia Legislativa do Amazonas, o deputado estadual Adjuto Afonso.

Kits seringueiro

Em 2020 e 2021, para incentivar a atividade do extrativismo e consequentemente o aumento da produção de borracha natural, o Sepror destinou, por meio de edital de chamamento público, 600 kits seringueiros, para os municípios de Lábrea, Manicoré, Canutama, Carauari e Itacoatiara.

Em 2023, foram destinados 160 kits para os municípios de Boca do Acre, Lábrea, Humaitá e Pauini.

Cada kit é composto por 400 canecas/tigelas de 600 ml, 400 bicas-suporte, 1 balde tipo bombona (vasilhame) com capacidade de 10 litros, 1 lanterna de cabeça e 2 facas (lâminas) de sangria amazônica e 1 facão.

“Uma das coisas que implica no aumento da produção é o kit seringueiro. Com isso, nós agradecemos o Governo do Estado, por assumir esse compromisso com a categoria, e pela distribuição dos kits, pois é um material essencial para alavancar a produção”, agradece o Presidente da Associação dos trabalhadores agroextrativistas do município de Pauini (Atramp), José Roberto, contemplado com 40 kits.

Sobre o evento

Entre os dias 7 e 9 de março, ocorreu em Manaus o “Primeiro Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha”. O evento é realizado no âmbito da iniciativa “Juntos pelo Extrativismo da Borracha Amazônica”, que tem o objetivo de fortalecer a cadeia de borracha nativa da Amazônia. No encontro, foi avaliado o trabalho nesse primeiro ano de implementação da iniciativa e planejar as atividades para a próxima safra.

O evento é uma iniciativa do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), Memorial Chico Mendes, WWF-Brasil e do WWF-Brasil, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), Michelin Brasil e Singapura, que reúnem seringueiros de sete associações com produção na última safra dos municípios amazonenses de Pauini, Canutama, Eirunepé, Manicoré e Itacoatiara.

FOTOS Emerson Martins/Sepror