Sistema Sepror participa de debate técnico sobre agenda de desenvolvimento da Nova Matriz Econômica e Ambiental do Amazonas

VLE_3790

Durante toda esta sexta-feira, 7 de outubro, o corpo técnico do Sistema Sepror integrou a reunião técnica que tem o intuito de avançar no desenvolvimento de uma alternativa econômica para o Estado do Amazonas. Denominada de Nova Matriz Econômica e Ambiental, a proposta vem sendo construída desde o ano passado por diversos agentes governamentais, tais como a Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e Secretaria de estado do Meio Ambiente (Sema), além do apoio de pesquisadores, da comunidade acadêmica e da iniciativa privada.

A agenda desta sexta-feira envolveu representantes da indústria do Amazonas, entidades do setor primário e pesquisadores, cujo discurso foi direcionado ao fortalecimento e melhoria da produção e comercialização de frutas com foco no mercado nacional e internacional.

O secretário de produção do Amazonas, Sidney Leite, destacou a importância de investimentos na fruticultura como estratégia para fortalecer a economia local. “Precisamos de uma alternativa econômica que diferencie do modelo do Polo Industrial e que a gente não precise desmatar. A fruticultura com a produção do açaí, abacaxi, maracujá e a própria castanha, o guaraná, o cacau são riquezas que temos em abundância e cujo mercado internacional tem grande interesse”, comentou.

Para agregar conhecimento e experiências de sucesso ao programa de desenvolvimento do Estado, o encontro contou com uma apresentação da experiência da produção de uva e manga em Petrolina-PE, iniciada na década de 80. A iniciativa resultou em 80% dos empregos na região do Vale do São Francisco.