Ação integrada da ADAF e Polícia Civil recupera gado roubado

boi
Animais roubados do município de Parintins foram apreendidos em Itacoatiara, no Amazonas.

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF) – órgão integrante do Sistema Sepror – e as Polícias Civis de Itacoatiara e Parintins estão atuando de forma integrada para diminuir o roubo de gado nessas regiões e evitar a comercialização clandestina dos rebanhos.

No último final de semana, em ação no município de Itacoatiara, a polícia e a ADAF recuperaram 26 animais roubados. Segundo o médico veterinário da agência, Jaderson Holanda, que atua no município, o gado foi roubado de uma propriedade de Parintins. “Recebemos denúncias dos técnicos do município e acionamos a Polícia Civil local para uma ação integrada. Dos 97 animais roubados, 26 foram encontrados”, destaca.

Parte dos animais, de acordo com o veterinário, já haviam sido abatidos para serem comercializados de forma clandestina em açougues do município. “Identificamos que o gado era roubado porque estava sem o documento obrigatório para o transporte animal expedido pela ADAF o Guia de Trânsito Animal (GTA)”.

O presidente da Associação dos Pecuaristas de Parintins, Isandrey Pimentel Azedo, destaca que ação integrada da ADAF com a Polícia Civil vai ajudar a diminuir as ocorrências de roubo de animais no município. Segundo ele, o apoio da agência é fundamental na fiscalização do transporte de gado no Estado. “Estamos confiantes de que a atual gestão dará o suporte necessário para os pecuaristas. A fiscalização e exigência da guia de trânsito animal é uma segurança para nós”, pontuou.

Fonte: Asscom Sepror