Conselho de Pesca e Aquicultura da Sepror discute situação epidemiológica da rabdomiólise

Terceira reunião ordinária do conselho teve a participação de 26 instituições e entidades de classe

Reunião do Conepa

O Conselho de Pesca e Aquicultura do Amazonas (Conepa), da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou sua terceira reunião ordinária na quarta-feira (20/10), no auditório da instituição. O encontro teve como tema principal a situação epidemiológica da rabdomiólise no Amazonas, e contou com a participação de 26 instituições, sendo 15 públicas e 11 entidades de classe.

A titular da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, informou que existem 61 casos suspeitos da doença, em 10 municípios, mas tranquilizou a população quanto ao consumo de pescado no estado.

“Importante destacar, que no último boletim, emitido pela Fundação, consta um número de 111 casos notificados, até esta terça-feira (19/10). Destes, 61 foram considerados suspeitos e os outros 50 foram descartados pela equipe do Centro de Informações Estratégicas. Dos 61 casos suspeitos, 32 foram registrados em agosto; 22 casos, em setembro e 7 casos, em outubro. Notamos um leve aumento dos casos em comparação com o último boletim, mas seguimos com as investigações dos casos”, informou Tatiana.

Representantes das instituições participantes

O vice-presidente do Conepa e secretário adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Leocy Cutrim, falou da importância dessa reunião. “É um conselho onde estão presentes todas as frentes significativas para a pesca e a aquicultura, desde a pesquisa, extensão, entidades federais e estaduais, além da participação ativa do governo. Hoje tivemos a oportunidade de mostrar as ações referentes a rabdomiólise e também montamos o comitê permanente de pesca e aquicultura”, informou Cutrim.

A próxima reunião ordinária do Conepa está prevista para acontecer em dezembro.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz, Deyserreen Costa

Imagens- Djalma Júnior