Dia da Aquicultura: Sepror atende 500 piscicultores com entregas de alevinos e pós-larvas no primeiro trimestre de 2024

Nesta quarta-feira (20/03), em que se celebra o Dia Nacional da Aquicultura, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), divulga balanço positivo de entregas, em atendimento aos principais municípios com potenciais produtivos na atividade. Neste primeiro trimestre de 2024, mais de 700 mil pós-larvas e 266 mil alevinos de peixes entre tambaqui, matrinxã e pirapitinga foram entregues para 500 piscicultores do Amazonas.

Os piscicultores beneficiados são dos municípios de Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru, Careiro Castanho, Benjamin Constant, Codajás e da zona rural de Manaus.

Segundo o gerente de aquicultura da Sepror, Oster Machado, o Governo do Amazonas também leva capacitações aos piscicultores do estado, sobre as Boas Práticas de Manejo e Gestão na Piscicultura.

“Tratamos, junto com os piscicultores, três elementos básicos para uma reprodução de peixes na piscicultura: entregamos alevinos de alta qualidade genética; orientamos os produtores quanto à nutrição dos peixes; e o ambiente com uma boa qualidade de água”, ressalta Oster.

Entregas para 2024

A estimativa para o ano é entregar mais de 2 milhões de pós-larvas e 2 milhões de alevinos, entre tambaqui, matrinxã e pirapitinga, para mil piscicultores, distribuídos em cerca de 25 municípios que têm potencial produtivo na atividade da piscicultura. As pós-larvas e alevinos são distribuídos gratuitamente.

Reprodução

As pós-larvas e alevinos são reproduzidas no Centro de Tecnologia, Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros (CTPC), situado no Distrito de Balbina, no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

A unidade é referência na reprodução de espécies nativas, com destaque para o Tambaqui, Matrinxã e Pirapitinga. Além da reprodução, o Centro desenvolve estudos de melhoramento genéticos e de aprimoramento dos sistemas produtivos dessas espécies.

Como adquirir?

Aos piscicultores interessados em receber o incentivo, devem procurar a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) ou a Secretaria Municipal de Produção Rural do município para solicitar o fomento. Após a solicitação, o pedido será encaminhado para a Sepror, onde será verificado se o piscicultor está apto a receber o benefício.

“Muito importante! Até porque é uma economia para nós piscicultores. Já recebo os alevinos do Governo do Amazonas há mais de 6 anos, e também toda a assistência técnica. Isso é muito gratificante”, agradeceu o piscicultor Wellington Moraes, de Presidente Figueiredo.

FOTOS: Emerson Martins/Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa