Dia Nacional da Mandioca: Sepror destaca ações de fomento para incentivar produção de farinha no AM

Sepror tem incentivado produtores rurais, destinando kits de casa de farinha, contendo itens básicos para a atividade

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), destaca nesta segunda-feira (22/04), Dia Nacional da Mandioca, os incentivos à produção da cultura no estado, hoje segundo maior produtor na região Norte, tendo como principais cultivadores os municípios de Manacapuru, Tefé, Alvarães, Manicoré, Itacoatiara, Tapauá, Coari, Maraã e Uarini. Responsável por incentivar as atividades agrícolas, a Sepror destinou aproximadamente 200 kits de casas de farinha.

Em 2023, os 40 municípios onde a mandioca é cultivada no Amazonas produziram 169 toneladas de farinha e outros derivados do tubérculo, como a tapioca e o polvilho, produzidos por 59 mil famílias.

A distribuição de Casas de Farinha aos produtores familiares de 40 municípios iniciada em 2019 proporcionou em 2023 o melhor resultado obtido até agora, na produção de farinha e outros derivados do tubérculo, segundo informações da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf).

Por meio de suas vinculadas, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), e Agência Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), o Sistema Sepror apoia a cultura da mandioca amazonense levando também assistência técnica e extensão rural, apoio na elaboração e execução de projetos técnicos e econômicos, fortalecimento de materiais genéticos indicados pelas pesquisas, além da apoiar a comercialização da farinha de mandioca em feiras de produtores na capital e no interior.

“O Governo também investe em programas de preparo do solo por meio de programas como o Pro calcário e Pra mecanização, para a correção do solo e mecanização de áreas degradadas, para o cultivo e beneficiamento da mandioca, dentro do que prevê o Programa de Ampliação e Modernização da Produção de Farinha no Estado do Amazonas”, comentou o titular da Sepror, Daniel Borges.

No Amazonas existem 59.072 mil produtores de mandioca, 10.055 hectares de área plantada, obtendo uma receita média bruta de R$ 2.500,00 em 2023, e uma produtividade média de 25 toneladas após a introdução de novas tecnologias através de capacitações repassadas pela Sepror e Idam.

Origem da Mandioca

A mandioca (Manihot esculenta), também conhecida por diversos nomes regionais como macaxeira, aipim, entre outros, é uma planta arbustiva perene da família das Euforbiáceas. Essa planta já era cultivada pelos índios antes da chegada dos portugueses ao Brasil, com sua raiz rica em fécula sendo a parte mais importante, utilizada tanto na alimentação humana e animal quanto como matéria-prima para diversas indústrias. A origem geográfica da mandioca é debatida, com algumas teorias sugerindo que ela vem das Américas Central e do Sul, enquanto outras apontam para o cerrado brasileiro, com posterior expansão para a Amazônia.

FOTOS: Divulgação/Sepror