Em Boa Vista do Ramos, Sepror promove cursos aos produtores rurais durante a 1ª Festa do Mel

As capacitações foram direcionadas no desenvolvimento de técnicas com ênfase na piscicultura

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), encerrou, nesta terça-feira (30/04), cursos de capacitação voltadas ao desenvolvimento da piscicultura, durante a 1ª Festa do Mel, no município de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus).

Os cursos iniciaram na segunda-feira (29), com duração de dois dias seguidos, e teve a participação de mais de 25 produtores rurais da região.

 

De acordo com o gerente de piscicultura da Sepror, Oster Machado, as atividades voltadas para a piscicultura estão em expansão no estado, e com a realização dos cursos, novos piscicultores podem buscar desenvolver suas produções com mais qualidade.

“É de fundamental importância para o setor primário, pois consegue envolver todas as cadeias produtivas do setor, mesmo sabendo que a festa é voltada para a produção de mel com os municípios é uma referência no estado, mas também envolve outras ações, principalmente aquelas voltadas para pesca e piscicultura”, disse o gerente de piscicultura da Sepror, José Oster.

 

Foram ministrados os cursos de Retirada de Espinha; Beneficiamento de Pescado; e Introdução na Piscicultura. A ação contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), e a prefeitura local.

A ação tem a finalidade de potencializar o setor, abordando a parte econômica, fazendo com que os piscicultores se transformem em microempreendedores, agregando valor ao produto e diversificando os produtos ofertados para alimentação.

Durante a realização dos cursos, foram abordadas os tema sobre as boas práticas de manejo e gestão da piscicultura, oficinas de manipulação, preparo de subprodutos, subprodutos pescados, e retirada de espinha.

 

FOTOS: Divulgação/Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa