Eirie Gentil Vinhote

Amazonense, natural de Nova Olinda do Norte, Eirie Gentil Vinhote é graduado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA (Itacoatiara), Mestre em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
Trabalhou durante 03 anos no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM, na Gerência de Controle Florestal-GECF. Foi Gerente Estadual de Apoio à Produção Florestal Madeireira no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário Florestal Sustentável (Idam) até 2017, trabalhando com ATER para a cadeia da madeira manejada, como foco em Planos de Manejo em Pequena Escala.
Trabalhou na Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), prestando assessoria técnica junto ao Idam para agricultores familiares com ênfase nas atividades florestais e na regularização ambiental através do Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Retornou à Gerência Estadual do Idam onde permaneceu até julho de 2021. Em seguida, trabalhou na Secretaria de Estado do Meio Ambiente, como Chefe do Departamento de Gestão Ambiental e Territorial, já na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS, do município de Manaus, foi Diretor do Departamento de Fiscalização Ambiental-DEFIS até fevereiro de 2023.
Ainda pelo Idam foi Diretor de Planejamento Institucional de fevereiro/2023 a março 2024, atuando na coordenação do planejamento e na elaboração de projetos e convênios para a captação de recursos.
Atuou como conselheiro estadual do Conselho Regional Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM). Foi coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Florestal, como conselheiro do Crea-AM, além de exercer outras funções como a de Diretor Administrativo, Tesoureiro, coordenador de comissões permanentes do conselho.
Em abril de 2024, foi nomeado para atuar como Secretário Executivo Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror/Seapaf.