Fortalecimento do Cooperativismo entre Sepror e OCB incentiva desenvolvimento agrícola nos municípios do Amazonas

Visita técnica à Cooperativa Coopaipaam destaca ações estratégicas e acesso a políticas públicas para cooperados

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) realizaram nesta quinta-feira (11/04), uma visita técnica à Cooperativa Agropecuária, Industrial, Pesqueira e Artesanal do Amazonas (Coopaipaam), localizada em Presidente Figueiredo (117 quilômetros de Manaus).

Essa iniciativa conjunta foi coordenada pelo Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor Primário (Nucap/Sepror) e faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre essas instituições com o objetivo de promover e apoiar as atividades produtivas das cooperativas no estado do Amazonas, através da implementação dos programas e ações desenvolvidos pelo sistema Sepror.

Durante a visita, foram discutidos diversos temas, incluindo o acesso às políticas públicas por meio de programas como o Pró-calcário, que oferece crédito subsidiado em 50% para a correção do solo, o Pró-mecanização, programa subsidiado em 85% que visa incentivar a mecanização de áreas degradadas, e o S.O.S Vicinais, focado na recuperação de ramais e vicinais para melhorar o escoamento da produção.

Segundo Neto Machado, técnico do Nucap, essas visitas são oportunidades para as cooperativas abordarem questões relacionadas à sua regularização jurídica, fundiária, projetos em desenvolvimento e dificuldades enfrentadas para o desenvolvimento de suas atividades.

Ressalta ainda que o ACT, sob supervisão de Joyce Magalhães, coordenadora do Nucap, é um acordo com responsabilidades bilaterais, e que dessas visitas resultam a produção de relatórios que orientam as ações, programas estratégicos e políticas públicas da Sepror, fortalecendo as cooperativas no Estado do Amazonas.

Segundo a presidente da Coopaipaam, Núbia Machado, a cooperativa é uma das maiores produtoras de pimenta-de-cheiro, pimentão e cheiro-verde do município de Presidente Figueiredo, abastecendo a feira de Manaus Moderna e feiras de Boa Vista (RR).

“Hoje somos 47 cooperados ativos, porém somos 285 cadastrados. Filiados. Hoje, graças a Deus, estamos sendo bem assistidos pelo Governo do Estado, estamos fornecendo para o Programa de Regionalização da Merenda Escola (Preme), da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), mas precisamos de outros apoios para nossos cooperados, para fortalecer nossa agricultura”, ressalta Núbia.

FOTOS: divulgação/Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa