Governo do Amazonas participa da Câmara de Agricultura do 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal

Secretário da Sepror, Daniel Borges, participou de discussões de temas de interesse do Amazonas debatidos na Câmara Setorial de Agricultura

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou da programação da Câmara Setorial da Agricultura do Consórcio da Amazônia Legal, do 27º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, iniciado na quinta-feira (11/04) e encerrado ontem (12/04), em Rio Branco, capital do Acre. Na pauta do encontro aconteceram reuniões entre os governadores e demais membros das Câmaras Setoriais do Consórcio. O vice-governador, Tadeu de Souza representou o governador Wilson Lima no evento geral.

“Participamos das discussões da câmara setorial de agricultura, com o intuito de debater projetos semelhantes aos nove estados da Amazônia legal, estabelecendo comprometimento para a elaboração de projetos e fortalecimento de parcerias com esses estados”, destaca o secretário da Sepror, Daniel Borges.

O secretário executivo adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf), da Sepror, Eirie Vinhote, também participou do evento que tratou de temas estratégicos como: Projeto de apoio da Embrapa aos estados com nove linhas de ação, prevendo o repasse de um portfólio de mais de 250 tecnologias para as Secretarias e entidades de assistência técnica e extensão rural para implementação nos estados da Amazônia Legal. Será elaborado um Acordo de Cooperação Técnica para definição das próximas etapas da ação.

Além disso, a criação de Sistemas Agrofloestais (SAFs) para as áreas de cultivo de cacau, café e outros produtos em todos os estados da Amazônia Legal, a exemplo do que já é normatizado nos estados do Pará e Rondônia, com o objetivo de dar segurança jurídica para investidores nessas cadeias.

Outro ponto abordado na assembleia geral dos governadores, no âmbito da Câmara de Agricultura, foi a busca de parcerias para elaboração de projetos de fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) nos estados, assim como iniciar debates com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para melhorias no modelo público tradicional.

A comitiva do Governo do Amazonas no fórum contou, ainda, com a participação dos secretários de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira; de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz; e da desembargadora do Tribunal de Justiça do Amazonas, Mirza Telma de Oliveira.

Em 2023, o Amazonas sediou o 26° Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, que foi marcado com discussões focadas na preservação da região amazônica e da população local como protagonista.

FOTOS: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa