Governo do Amazonas participa de reunião estratégica com cooperativas do setor primário

Evento tem como objetivo fortalecer o cooperativismo do Estado.

O Governo do Amazonas, representado pelo titular da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, participou de Audiência Pública realizada pela Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do Estado do Amazonas (FRENCOOP-AM), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (Sistema OCB-AM), realizada, nesta terça-feira (30/05).

Participaram da reunião, o deputado estadual Adjuto Afonso; o diretor-técnico da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Leandro Góes; o engenheiro agrônomo do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Orleidson Maia; o presidente da OCB-AM, Merched Chaar; o superintende regional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Pessoa; a superintendente regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Luiza Moura; e o assessor Marcos Pinheiro, representando a Federação da Agricultura e Pecuária (Faea).

A reunião foi marcada pela presença de líderes cooperativistas, especialistas e autoridades ligadas ao setor cooperativista. Durante o evento, foram discutidos os segmentos do setor cooperativista do Amazonas, abordando temas relevantes para o fortalecimento da produção no campo e promover a união entre as cooperativas, Sistema OCB e Sepror, a partir da troca de conhecimentos técnicos.

De acordo com Petrucio Magalhães Júnior, o alinhamento sobre as pautas prioritárias é importante para a atuação do movimento cooperativista.

“As cooperativas são pilares essenciais para o fortalecimento do setor rural, e na busca de soluções dos principais segmentos econômicos, como na piscicultura, agricultura, pecuária, além de buscar resolver outros desafios, como o acesso ao crédito rural, regularização fundiária e ambiental, entre outros. Sendo fundamental para a interiorização do desenvolvimento econômico proposto pelo Governador Wilson Lima. O foco deve ser unir forças para apoiar o cooperado produtor rural lá da ponta”, diz o secretário da Sepror.

Os representantes das cooperativas aproveitaram a oportunidade para destacar a importância da valorização dos produtores rurais, e as políticas públicas, atendidas pelo Sistema Sepror, para o desenvolvimento do setor primário.

Fotos: Rhuan Luz/Sepror

Contato para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Mayana Tomaz