Governo do Amazonas, Prefeitura de Coari e Embrapa realizam o 1º Workshop da Cadeia Produtiva do Cacau em Coari
Ao todo, participam mais de 600 pessoas entre: produtores rurais, estudantes, pesquisadores, empresários, técnicos e servidores voltados ao setor primário
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), iniciou, neste sábado (27/07), o 1º Workshop da Cadeia Produtiva da Cultura do Cacau, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). Com duração de três dias, o evento vai ocorrer até segunda-feira (29/07).
Ação é realizada em conjunto com a Prefeitura de Coari e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo de alavancar a produção da cultura do cacau, e incentivar os produtores rurais desenvolverem a atividade no município.
De acordo com o secretário-executivo Adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Eirie Vinhote, em 2023, foram ministrados 10 workshops para fortalecer o setor primário, e esses workshops tem o objetivo de levantar todas as demandas das cadeias produtivas com potenciais no Amazonas.
“Colocamos a disposição o Sistema Sepror para contribuir com esse evento. Principalmente, para melhorar a qualidade de vida e a forma de trabalhar dos líderes comunitários e produtores rurais, em parceria com a às entidades municipais, estaduais e federais”, ressalta Eirie.
Ao todo, participam mais de 600 pessoas entre: produtores rurais, estudantes, pesquisadores, empresários, técnicos e servidores voltados ao setor primário, dos municípios de Alvarães, Apuí, Nova Olinda Do Norte, Codajás, Anori, Urucurituba, Rio Preto da Eva, e da capital, Manaus.
Neste sábado, as atividades iniciaram com temáticas teóricas sobre novas tecnologias para produção do cacau ministrado pela Embrapa, ações de desenvolvimento da cadeia produtiva prioritária do cacau pelo Idam, prevenção da moniliase no cacaueiro ministrado pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Sustentável (Adaf), e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Já no domingo (28/07), os participantes contarão com práticas em campo na comunidade Ilha do Airá, situado em Coari, local que possui potencial na produção do cacau.
Encerrando ação na segunda (29/07) com a realização de uma mesa-redonda entre os participantes para troca de ideias. O evento também faz parte da do Programa Produz Mais Coari, da prefeitura local, e do aniversário de 92 anos do município.
De acordo com dados da prefeitura, em 2023, foram produzidas mais de 150 toneladas de cacau. A ação contou com o apoio da Adaf, Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae), Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), por meio da Superintendências de Agricultura e Pecuária (SFA), Banco da Amazônia (Basa), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Instituto Acariquara.
FOTOS: Isaac Maia/Sepror