Governo do Estado participa da 1ª Jornada Agroecológica em Meliponicultura no Amazonas

Evento promovido pela Rede de Meliponicultura tem o intuito de estimular o setor e promover o desenvolvimento profissional dos participantes

O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou da abertura da 1° Jornada Agroecológica em Meliponicultura, realizada nesta quinta-feira (04/04). Promovida pela Rede de Meliponicultura do Estado do Amazonas (Redemel), a iniciativa foi realizada no auditório Aranouá, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), Campus Zona Leste em Manaus.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional do setor, o evento abordou temas como empreendedorismo, agroindustrialização, ações da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), oficinas de bioprodutos e uma Feira de produtos da Meliponicultura no Amazonas.

O Sistema Sepror foi representado por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), que destacou o papel do Instituto na meliponicultura do Estado.

No segundo dia do evento, estão programadas oficinas destinadas a todas as regiões do estado, garantindo uma participação equitativa de mulheres e homens.

As palestras e oficinas foram conduzidas pela doutora Gennia Sousa, especialista no assunto, enquanto o coordenador do evento, Sidiney Dantas, ressaltou a importância desse primeiro encontro para impulsionar o desenvolvimento da meliponicultura na região.

O produtor Genilton da Silva, criador de abelhas (melipona eburnea), do município de São Gabriel da Cachoeira ( distante a 852 quilômetros de Manaus), destacou a importância de participar do evento e assim, aperfeiçoar o conhecimento sobre as abelhas. ” Estamos aqui na primeira Jornada de Agroecologia do Amazonas, para aperfeiçoar o conhecimento sobre as abelhas sem ferrão que existem aqui no Amazonas e ouvir as expectativas que existem para futuramente elevar para o nosso trabalho sobre meloponicultura”, afirmou o produtor.

Sydnei Dantas Fogassa, coordenador da Redemel, enfatizou que a ideia de realizar a Jornada Agroecológica é para criar uma conexão da atividade de meliponicultura dos municípios com a questão dos órgãos que tramitam com a legalidade da atividade.

” Trouxemos para o evento uma pessoa que já teve uma experiência com esses trâmites burocráticos no estado da Bahia, pois essas informações às vezes não chegam até onde realmente devem chegar. Então a ideia é que a gente promova também uma produção maior, um envolvimento maior de meliponicultores a nível estadual e proporcionar esse conhecimento para sua comunidade para o seu município e para tentar conseguir apoio nos seus municípios para alavancar a atividade no estado”, disse o coordenador.

1ª Jornada Agroecológica em Meliponicultura no Amazonas

O evento dará continuidade nesta sexta-feira (05/04), no Sítio Agroecológico Santa Rita-Ramal do Brasileirinho, onde está programada a oficina de Boas Práticas de coleta de própolis.

FOTOS: Isaac Maia / Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa