Sepror atuou na criação da 1ª Associação dos Povos Indígenas da Ilha do Camaleão em Anamã

Ato inédito no município, que envolve cinco (05) comunidades de povos originários

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceiria com a Prefeitura de Anamã, atuou na criação e elaboração de ata e estatuto da 1ª Associação dos Povos Indígenas da Ilha do Camaleão no município de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus).

A ação foi coordenada pelo Núcleo de Cooperativismo e Associativismo do Setor primário (Nucap), que vai atender aproximadamente 140 famílias que vivem da agricultura familiar, de cinco (05) comunidades de povos originários. A criação ocorreu na última quarta-feira (20/03).

De acordo com a coordenadora do Nucap, Joyce Magalhães, com a associação criada, os agricultores poderão ter acesso de forma mais prática, as políticas públicas, seja de esfera municipal, estadual ou federal.

“Um exemplo é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra os produtos e destinam para as associações, e também o Programa de Regionalização da Merenda Escolar, que compra os alimentos e destinam para as escolas. Com isso, vem trazer desenvolvimento para as cinco comunidades, onde eles têm a produtividade, gerando renda na região”, finaliza Joyce.

As cinco comunidades possuem os potenciais produtivos nas culturas: melancia, farinha, banana e macaxeira.

FOTOS: Divulgação/Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa