Sepror participa da 1ª reunião ordinária do Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas Origens Amazonas em 2024

Encontro definiu escolha de novos coordenadores e iniciou preparativos para Workshop com participação regional em maio

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participou da 1ª Reunião Ordinária de 2024 do Fórum de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas Origens Amazonas, realizada de forma híbrida na tarde de quarta-feira (10/04). Na pauta, os preparativos para realização do 1º Workshop de Indicação Geográfica do Estado do Amazonas, previsto para acontecer nos dias 9 e 10 de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques, com a participação de representantes das indicações geográficas de toda a região Amazônica.

A Sepror foi representada pela gerente do Departamento Técnico da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf), Waldélia Garcia.

O Workshop fará parte da programação do Inova Amazônia, evento promovido pelo Sebrae e será importânte para conhecer e discutir os avanços das Indicações Geográficas na região. O Amazonas já temos sete Indicações: o Guaraná de Maués, o Peixe Ornamental do Rio Negro, o Guaraná Andirá-Mauá, a Farinha do Arini, o Pirarucu de Mamirauá, o Abacaxi de Novo Remando, e mais recente, o Açaí de Codajás.

“Já nas marcas coletivas temos a Floresta Nacional (Flona) de Tefé, que é um conjunto de produtos que podem ser trabalhados representando os agricultores”, destacou Waldélia.

Durante a reunião, foi eleita por aclamação a nova coordenação do Fórum que passa a ser da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Suframa, para um período de dois anos (2024-2026), substituindo o Ministério da Agricultura, Sebrae e Instituto Mamirauá, e a aprovação da entrada do INPA no Fórum.

Participaram também da reunião a Fundação Amazonas Sustentável, IG Codajás, Idam, IG Mamirauá, IG Autazes, INPI, IG Peixe Ornamental e Aproqueijo.

FOTOS: Isaac Maia/Sepror
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa