Sepror participa da 7ª Feira da Piscicultura em Rio Preto da Eva

Evento promoveu Dia de Campo com diversas atividades e orientações técnicas para os participantes

A Secretria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, nesta quinta-feira (28/03), da 7ª Feira da Piscicultura em Rio Preto da Eva ( a 57 quilômetros de Manaus), na fazenda Alfa Centauro. O evento é uma parceria entre o Governo do Amazonas e a prefeitura do município que leva aos participantes orientações técnicas para o desenvolvimento da piscicultura na região.

O evento que iniciou pela manhã, contou com a presença da Cooperativa dos Aquicultores do Amazonas (Coopaquam), Associação dos Aquicultores do Amazonas (Aquam), pequenos piscicultores que já trabalham com o ramo da piscicultura e os que procuram mais conhecimentos para iniciar os trabalhos com peixes.  Para quem já trabalha com a piscicultura, as orientações acrescentam conhecimentos novas técnicas e tecnologias para um desenvolvimento melhor dos peixes.

“Essas ações oferecem muitas oportunidades para os piscicultores já atuantes e também para os que estão querendo começar, porque aqui nesse dia de campo a gente tem muita informação tanto técnica como prática”, ressaltou Honório Rios, presidente da Aquam.

A feira é de grande relevância já que gera além de um intercâmbio de conhecimento entre os produtores, técnicos e os que já trabalham com a criação de peixe, um ambiente propício para network gerando parcerias.

Durante a ação, os participantes puderam interagir entre os que já possuem experiência e os técnicos, tirando dúvidas principalmente voltadas para as ações iniciais  com a criação de peixes.

A produtora Carla Kelly que já trabalha com a produção de pitaya, acompanha as ações da Sepror há cinco anos, quando iniciou com o ramo da piscicultura, buscando conhecimento para a desenvoltura da sua criação.

“Começamos com recurso próprio, mas eu sentia necessidade de aprender para poder trabalhar com os peixes e alevinos. Então foi através do Idam que eu comecei a participar do primeiro curso, aí depois dia de campo. O que eu percebi durante esses cinco anos é que cada curso que a gente participa a gente cresce mais, a gente aprende algo mais” destacou a produtora.

Além das orientações técnicas, o evento proporciona um ambiente de interações que permitem o compartilhamento de conhecimento e demonstração das ações do sistema em prol do produtor.

“Eu já recebo alevinos há cinco anos pelo Idam, tenho um suporte técnico que eu descobri que poderia ter graças à essas ações e que por meio delas eu sei que não estou sozinha. Então sou muito grata à Secretaria de Produção Rural local juntamente com o Governo do Amazonas que possibilita tudo isso para nós que buscamos conhecimento” completou Carla Kelly.

A feira proporcionou ainda, além das orientações técnicas, o curso de beneficiamento de pescado, mostrando ao produtor as formas de corte e formas de preparo de peixe para a venda e consumo demonstrando outras formas econômicas usando o tambaqui. Os participantes puderam tirar dúvidas dos técnicos presentes e garantir apoio à sua produção.

A feira contou com estações temáticas que integraram os participantes, levando técnicas para uso de probióticos, prebióticos e simbióticos que dinamizam o trabalho na piscicultura pensados para a saúde do peixe e quem vai consumir. Além disso, foram repassadas orientações sobre a capacidade de suporte e biomassa econômica do tanque, sintetizando e tirando dúvidas quanto ao PH da água, tamanho ideal e quais tipos de peixe podem ser criados em determinados ambientes. E, além desses, a importância do cooperativismo na piscicultura que gera desenvolvimento na economia e melhores condições de trabalho.

“O evento técnico de hoje é muito importante para poder suprir exatamente essa conexão entre os produtores mais novos e recentes e que eles se interessem na atividade, porque também existe essa troca de conhecimento, bem como as instituições, e nada mais que a experiência de campo, não só técnica, mas como também do setor primário e de quem já está na área trabalhando exatamente, que pode influenciar também de uma forma positiva os novos e os interessado” destacou o engenheiro de pesca da Sepror, Tiago Carvalho.

Fotos: Isaac Maia/Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa