Sepror participa de reunião com o tema 1º Alerta de Cheias do Amazonas 2024
Especialistas no assunto buscam repassar com excelência as informações hidrológicas para proteção da população
Na terça-feira (02/04), a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), esteve presente em uma reunião realizada no auditório do Serviço Geológico do Brasil (SGB/Manaus). O encontro teve como foco informar sobre os preparativos que o estado deve ter a partir do “1º Alerta de Cheias do Amazonas 2024”, que trouxe nessa primeira reunião informações hidrológicas de qualidade que irão embasar a tomada de decisões e garantir a proteção da população em relação aos eventos hidrológicos extremos.
O projeto atua por meio da disponibilização regular de informações hidrológicas, através da publicação semanal de boletins de monitoramento, bem como do fornecimento constante de dados à imprensa. Uma das principais medidas incluem a previsão do nível máximo a ser atingido pelo rio Negro na capital Manaus. Desde 2022, o evento passou a ser denominado “Alerta de Cheias do Amazonas”, englobando previsões de níveis dos rios para Manaus no rio Negro, Manacapuru no rio Solimões, Itacoatiara e Parintins no rio Amazonas.
Além disso, o alerta oferece uma análise abrangente do comportamento dos principais rios da Amazônia Ocidental, incluindo os volumes de precipitação observados nos últimos meses e os esperados pelos modelos de previsão.
Heitor Liberato, representante da Sepror na reunião, destacou a importância de antecipar e se preparar para possíveis eventos hidrológicos, enfatizando a necessidade de ações preventivas e de resposta eficazes por parte das autoridades e da população, especificamente relacionadas ao setor primário.
O Governo do Amazonas tem o compromisso de garantir a segurança da sua população e o bem-estar dos habitantes da região diante dos desafios enfrentados durante as cheias dos rios. Na ocasião, a Defesa Civil do Amazonas fez um alerta sobre a possível estiagem 2024.
FOTOS: Divulgação/Sepror
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa