Sepror participa de reunião visando ações sobre uso correto e adequado de defensivo agrícola

Dia do Campo Limpo acontecerá em 19 de junho, em Rio Preto da Eva

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou nesta quinta-feira (14/03) de reunião do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Atenção Integral à Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (GT Agrotóxicos) para discutir agenda do Dia do Campo Limpo, previsto para o dia 16 de junho, no município de Rio Preto da Eva (distante a 57 quilômetros de Manaus).

O grupo é composto por representante do Sistema Sepror, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Secretaria Municipal de Saúde (SemsaManaus), sob coordenação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Segundo Heitor Liberato, representante da Sepror no evento, a ação Dia do Campo Limpo, é muito importante pois busca promover a integração dos produtores com o objetivo de conscientizar quanto aos riscos e orientar sobre o uso correto e adequado dos agrotóxicos.

O encontro aconteceu no Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador, na Rua 7, número 4, Conjunto dos Secretários, no bairro Adrianópolis.

Participaram também representantes do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Associação dos Revendedores de Agrotóxicos do Amazonas (Aram) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Sobre o GT Agrotóxico

O GT Agrotóxico é responsável pela construção do Plano Estadual de Atenção Integral à Saúde da População Exposta a Agrotóxicos. A iniciativa é coordenada pela FVS-AM e é formada por nove instituições e 14 áreas técnicas, incluindo, entre outros órgãos, Ufam, UEA, Crea-AM, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sems Manaus, e Sistema Sepror: Idam, Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal (Seapaf), ADS e Adaf.

FOTOS: Divulgação/Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa