Sepror promove cursos de capacitação e direcionamento em Boas Práticas na Higiene e Manipulação de Alimentos

O evento contou além das palestras, com orientações práticas de como realizar a higiene dos alimentos

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), promoveu nesta quarta-feira (24/04),cursos de capacitação e direcionamento em Boas Práticas na Higiene e Manipulação de Alimentos, pelo Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa).

A ação ocorreu na Associação Comunitária dos Moradores e Amigos (ACMABSJ), do bairro São José, zona leste da capital, com o intuito de beneficiar as pessoas que fazem parte da entidade com dicas de como manusear alimentos que estavam em boas condições de consumo, porém, perderam seu valor comercial em supermercados, feiras e varejões.

Ministrado pela nutricionista da Sepror Viviane Gouveia, a oficina contou com palestras, prezando pela orientação e apoio aos beneficiados, dinâmicas de interação, como além de vídeos do passo a passo da manipulação a lavagem das frutas, verduras e legumes, além da ação na prática de como executar o processo de cuidado com o alimento.

“O programa tem como objetivo reduzir a perda de alimentos e pregar a conscientização através do aproveitamento de alimentos, que são encaminhados a famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar”, disse a nutricionista.

Nesse primeiro trimestre, já foram arrecadadas mais de 55 toneladas de alimentos, beneficiando famílias em vulnerabilidade social e insegurança alimentar, por meio do programa Pcodeca, coordenado pela Sepror.

O programa tem até o fim do ano, a meta de arrecadar aproximadamente 300 toneladas, e reduzir o desperdício de alimentos e a fome no Amazonas, além de intensificar as oficinas nas instituições contempladas pelo programa.

“A preocupação de doar esses alimentos é além de só distribuir, mas sim se as famílias manipulam de forma correta para que não venha deteriorar a condição dele. Então, por isso todo zelo e cuidado em relação ao processo, para que todos ali saiam com as informações necessárias para que a gente consiga ter um alívio seguro”, disse Viviane.

Fotos: Isaac Maia/Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa