Sepror reúne com responsáveis pelas compras públicas da agricultura familiar no AM

Nesta terça-feira (24/08), no gabinete da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), aconteceu uma reunião com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Assessoria Técnica da Sepror, responsáveis pelas compras públicas da agricultura familiar.

O encontro teve como objetivo tratar de temas pertinentes ao setor primário como a ampliação dos recursos do Programa Alimenta Brasil (PAB), antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA); mostrar a importância da Expoagro 2021, buscar melhorias para a produção da agricultura familiar e, posteriormente o escoamento da produção e viabilizar políticas públicas que deem acesso menos burocrático ao crédito rural para que os produtores tenham acesso às novas tecnologias no setor. Outro ponto discutido foi a importância da OCB para ajudar na regularização das cooperativas e associações para que estas possam receber os produtos destinados pelo governo federal.

Durante o encontro, o secretário ressaltou ainda a importância do “Garantia Safra” para auxiliar o produtor no período das cheias dos rios e dos projetos desenvolvidos pelo Sistema, para alavancar a agricultura familiar, assim como a economia local.

“Além da pandemia, os produtores do estado sofreram com a maior enchente sofrida em mais de cem anos, por isso, pretendo ir em breve à Brasília, para uma reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na busca de trazer benefícios para o setor primário do estado”, afirmou o secretário.

Para o diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados, Márcio de Andrade, o estado tem um grande potencial para desenvolver inúmeros mercados dentro do setor. “O setor primário do Amazonas pode apostar alto em um mercado internacional com mais intensidade já começando pela Expoagro, valorizando os recursos naturais de maneira sustentável”, disse o diretor.

Estiveram presentes, o superintendente do Mapa/AM, Guilherme Pessoa; representantes da cooperação alemã (GIZ), Tatiana Balzem e Mariana Gama; a superintendente da OCB/AM, Cláudia Sampaio; e o diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados, Márcio de Andrade.

PAB – O Amazonas foi o estado que utilizou com maior eficiência os recursos disponíveis, por meio do PAB, saltando de R$ 3 milhões para R$ 13 milhões, beneficiando populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas do estado.

FOTOS: Calvin Paixão/Sepror

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror): Mayana Tomaz