Sepror sediou reunião do CEDRS para apresentar desempenho das ações do PAA, Pro Mecanização e Pro Calcário

Secretário Daniel Borges destacou importância de ouvir a sociedade para fazer alinhamentos necessários de apoio ao produtor amazonense

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) realizou, nesta terça-feira (23/04) mais uma reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável do Amazonas (CEDRS)s, presidida pelo titular da secretaria, Daniel Borges, que abordou questões como o desempenho do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA),  Programas de Promecanização e Procalcário, imprescindíveis para o desenvolvimento do setor primário a partir da correção e preparação adequada do solo.

“Realizamos mais uma reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, discutindo e mostrando para toda a sociedade as políticas públicas desenvolvidas aqui pela nossa secretaria. Fizemos abordagem dos números de operacionalização do nosso programa de pró-mecanização, mostrando o que foi operacionalizado e o que nós temos de saldo para o ano de 2024, e do Pró-calcário, que é o nosso programa de subvenção em cima do calcário”, disse Borges.

Por meio do PAA, a Sepror comprou neste primeiro trimestre de 2024, mais de 2 mil toneladas de alimentos de produtores rurais de 50 municípios do estado.

No total, foram investidos mais de R$ 8,8 milhões em recursos para a compra direta de aproximadamente 70 produtos da agricultura familiar, entre hortifruti, produtos processados, produtos de origem animal, pescado e/ou piscicultura, de mais de 850 produtores rurais, fortalecendo a produção local.

O secretário considera que “é importante mostrar isso para a sociedade. É importante ouvir a sociedade, até para que a gente consiga fazer alguns realinhamentos necessários e conseguir atingir o nosso objetivo final, que é o produtor amazonense”, acrescentou.

O encontro contou com a presença de representantes do Sistema Sepror – Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal(Adaf) -, além de órgãos federais, estaduais, municiais e entidades de classe, como Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embarapa), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (Faea), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Amazonas (Fettagri-AM), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae), Secretaria de Estado das Cidades e Territórios, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

FOTOS: Isaac Maia/Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa